SISMA-MT
ESPIA AQUI CURSOS

PROFEPT: Vagas abertas para Mestrado Profissional no IFMT

As inscrições vão até o dia 10 de janeiro.

Por Assessoria em 07/01/2022 às 11:57:36
Assessoria

Assessoria

A sociedade mato-grossense conta desde 2018 com um importante espaço de formação: o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), o qual oferta, atualmente, o curso em nível de Mestrado. Esse é o primeiro mestrado profissional, no Brasil, organizado em rede pelos institutos federais, contando com 40 Instituições Associadas no território nacional, dentre elas o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva.
O ProfEPT é vinculado à área de Ensino e disponibiliza vagas tanto para servidores das instituições associadas quanto para a comunidade em geral, o que possibilitou ao IFMT ampliar mais uma vez a sua atuação na qualificação profissional, ao oferecer um mestrado que proporciona formação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Com caráter inter e transdisciplinar, o curso permite um diálogo com diferentes áreas do conhecimento, contribuído com a sociedade por meio de pesquisas científicas e produtos educacionais (PE), qualificando diferentes trabalhadores, independentemente de sua formação acadêmica.
No IFMT o ProfEPT já formou 30 mestres/mestras, cujas pesquisas e produtos educacionais estão efetivamente contribuindo com a melhoria da Rede Federal, Estadual e Municipal de ensino da região. Em relação aos produtos educacionais, esses podem ser consultados pelo portal da CAPES (https://educapes.capes.gov.br/), seguem alguns exemplos do portfólio do programa: I) "História em quadrinhos: Ananda e a Educação Física", de autoria de Cristina Ferreira de Sá, trata-se de uma narrativa em Mangá cujos personagens, fatos e espaço são ambientados em contexto escolar e tem o objetivo de conscientizar o professor da Educação Física sobre a necessidade de desconstruir estereótipos; II) "Ensino Médio Integrado do Instituto Federal – Venha Conhecê-lo!", de autoria de Laura Rodrigues da Silva, é uma animação computacional para a promoção do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais, confeccionada por meio de Computação Gráfica; III) "Sequência Didática de Geometria mediada por tecnologias: uma proposta de aprendizagem significativa em diálogo com o mundo do trabalho", de autoria de Simone Tomasi, trata-se de um livro digital em que se organiza uma sequência didática como proposta de ensino sistematizada por atividades denominadas UARC (Unidade Articulada de Reconstrução Conceitual); IV) "Curso: Prevenção do Suicídio no contexto educacional", de autoria de Gythana Cidreira Merigui, é uma proposta que objetiva colaborar com a formação de todos aqueles que atuam no espaço educativo com vistas à prevenção do risco de suicídio no contexto escolar; V) "A Avaliação de Desempenho Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT): uma Proposta para Auxiliar nos Procedimentos Avaliativo", de autoria de Terezinha Hota da Silva, trata-se de um manual que objetiva assessorar técnicos-administrativos envolvidos na execução da avaliação de desempenho docente.
O ProfEPT-IFMT pauta suas ações e atividades por princípios democráticos, participativos e colaborativos. Esses pressupostos podem ser vistos desde a estrutura acadêmica e pedagógica que é formada por um coordenador eleito pelos pares, Prof. Dr. José Vinicius da Costa Filho, por uma secretária, Sra. Andréia Maria de Sousa Silva, além de uma Comissão Acadêmica Local deliberativa que possui 11 professores mais o coordenador, são eles: Dra. Ângela Fátima da Rocha; Dr. Cristiano Rocha da Cunha; Dr. Ed' Wilson Tavares Ferreira; Dr. Geison Jader Mello; Dra. Juliana Saragiotto Silva; Dr. Juliano Batista dos Santos; Dr. Lucio Ângelo Vidal; Dr. Luiz Renato de Souza Pinto; Dr. Mauro Sergio de França; Dra. Sueli Correia Lemes Valezi; e Dr. Vanderley Severino dos Santos.
Por fim, as inscrições para nova turma 2022 do ProfEPT se encontram abertas até a data de 10/01/2022, participe, venha contribuir com a construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Maiores informações constam no site: https://ifes.edu.br/profept2022.

Fonte: analisandomt

Tags:   mestradoifmt
Comunicar erro
UNIFLOR

Comentários

HBL
Link112