SISMA-MT
ESPIA AQUI CURSOS

Pesquisa mostra aumento de pagamentos digitais feitos por brasileiros em 2021

Por Espiaaqui em 14/01/2022 às 19:26:02

Pode parecer óbvio, mas os dados chegam para provar. No ano de 2021, os brasileiros ampliaram bastante o uso de pagamentos digitais, de acordo uma o estudo Pace Pulse, realizado pela FIS, em parceria com a Ipsos. A pesquisa observou que 49% dos consumidores compraram via aplicativo, com 40% usando formas de pagamento sem contato.

No ano passado, 52% dos entrevistados afirmaram ter utilizado pagamentos online. Todos os percentuais analisados pelo estudo apresentaram crescimento se comparados ao levantamento anterior. A pesquisa ainda mostrou que pagamentos com o uso de QR Code também subiram, chegando a 31% na aceitação dos brasileiros.

Leia mais:

Essa mudança de hábito foi bastante impactada, principalmente, pela chegada do Pix, pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. A modalidade, inclusive, registrou uma movimentação de R$ 622,4 milhões em dezembro de 2021, de acordo com a autoridade monetária.

Foi um crescimento de 451%, na comparação com janeiro do ano passado. O Pix registrou também um expressivo aumento no número de pessoas físicas e jurídicas cadastradas. Se em janeiro era 65,4 milhões de usuários, no último mês de 2021 eram 117,7 milhões de pessoas usando o serviço.

Mulher faz pagamento por aproximação utilizando um smartphone
O pagamento por aproximação, o contactless, também viu crescimento. Crédito: weedezign/Shutterstock

“O brasileiro é naturalmente um público que adota tecnologias com agilidade. Para os meios de pagamento, acontece o mesmo, assim como podemos ver na adesão ao Pix. Por um histórico de segurança, os consumidores já estão acostumados com pagamentos sem o uso do dinheiro físico. O Pace Pulse mostrou que 47% dos brasileiros afirmam ter reduzido a utilização do dinheiro em espécie em 2021”, explicou Marcelo Góes, chefe de Soluções e Produtos da FIS para América Latina.

Claro que os mais jovens representam a maioria, mas pessoas acima dos 55 anos também entraram na onda de pagar contas de modo digital. Entre os mais velhos, 34% usam esses métodos. Por incrível que pareça, não é a Geração Z, entre 18 e 24 anos, quem mais usa, e sim os Millennials mais jovens, aqueles de 25 a 29 anos, com 61% dando preferência aos pagamentos digitais.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: olhardigital

Comunicar erro
UNIFLOR

Comentários

HBL
Link112