SISMA-MT
ESPIA AQUI CURSOS

Rondonópolis cadastra surdos para receber benefícios sociais

Por Espiaaqui em 13/09/2021 às 06:08:16

A Prefeitura de Rondonópolis por intermédio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (SEMPRAS) – iniciou na última quinta-feira (09), na sede do Núcleo de Conselhos Municipais (antigo Nilmo Júnior), o cadastramento de deficientes auditivos, integrantes da Associação de Surdos de Rondonópolis – ASSUROO.

Conforme informações da SEMPRAS, dos cerca de 80 indivíduos de Rondonópolis cadastrados na associação, pelo menos 46 ainda não haviam renovado o CadÚnico junto à secretaria. Mas, segundo o intérprete voluntário da Assuroo, Márcio André Braga Bentes, estima-se que existam entre 300 e 500 deficientes auditivos na região compreendida entre: Rondonópolis e cidades circunvizinhas, e que, de uma forma ou de outra, acabam procurando atendimento (serviços públicos) em Rondonópolis.

Para quem não sabe o que é o cadastro único, ele é um tipo de lista oficial do Governo Federal que reúne informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda. O registro mostra onde estão essas famílias, quem faz parte delas, qual a situação social e de renda. Lembrando que até mesmo pessoas em situação de rua podem ser cadastradas.

Mas, a grande pergunta persiste: quem pode se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico)? Na verdade, além dos deficientes auditivos, visuais, etc., podem se inscrever no cadastro, quem comprovar: Ter renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa (R$ 550,00); ou. Ter renda mensal familiar total de até três salários-mínimos (R$ 3.300,00).

Os benefícios de estar no CadÚnico, vão desde concessão de benefícios e descontos na conta de energia elétrica através da tarifa social; Programa Água para todos; identidade jovem (15 e 16 anos); Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda e, Carteira de Idoso (acima de 60 anos); Programa Brasil Alfabetizado; Auxílio Emergencial; Benefício de Prestação Continuada (BPC); Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e, o Bolsa Família, entre outros; além de receber orientação por equipe...

Fonte: folhamax

Comunicar erro
UNIFLOR

Comentários

HBL