SISMA-MT
ESPIA AQUI CURSOS

Apoio aos jornalistas profissionais e jornalistas-cidadãos vítimas de represálias E Apoio a veículos de comunicação e organizações

O departamento Assistência de Repórteres sem Fronteiras fornece um apoio financeiro e administrativo aos jornalistas profissionais e jornalistas-cidadãos vítimas de represálias provocadas por sua missão informativa.

Por RSF em 15/09/2021 às 10:04:15
RSF

RSF

Em colaboração com outras organizações de apoio aos jornalistas e defensores dos direitos humanos, RSF direciona sua ajuda:

  • às vítimas de agressões cometidas no contexto de suas atividades de informação, a fim de que obtenham um tratamento adequado.
  • aos jornalistas indevidamente processados, para que possam pagar as despesas judiciais.
  • aos jornalistas ameaçados, para que se ponham a salvo.
  • aos jornalistas que desejam abandonar seu país devido a ameaças e à repressão, para que possam satisfazer suas necessidades básicas.
  • às famílias dos jornalistas, para poderem enfrentar as consequências das represálias a que possam estar expostas.

Nos casos em que as pesquisas prévias o possibilitem, RSF pode igualmente apoiar os pedidos de proteção internacional ou de asilo apresentados pelos jornalistas profissionais ou jornalistas-cidadãos no exílio. A organização tenta documentar seus percursos e problemas e posteriormente comunica os resultados de sua investigação às autoridades encarregadas de examinar os pedidos. RSF relembra, porém, que não dispõe de poder de decisão nessa matéria.

Ante o elevado número de pedidos, RSF não se encontra em condições de responder afirmativamente ao conjunto de solicitações legitimamente enviadas.


SOLICITAR O APOIO DE REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS

Os pedidos de apoio individual, assim como de organizações ou veículos de comunicação, devem ser enviados para:

Reporters sans frontières

Bureau Assistance

CS 90247

75083 Paris Cedex 02

France

E-mail : assistance(a)rsf.org et assistance2(a)rsf.org

Tél : +33 144 836 056 ou +33 144 838 466

Por favor, envie seus pedidos individuais prioritariamente a assistance2(a)rsf.org. Já os pedidos de apoio para organizações ou veículos de comunicação devem ser enviados a assistance(a)rsf.org.


Acompanhar o trabalho da mídia e de organizações que participam da defesa da liberdade de informação

Repórteres sem Fronteiras (RSF) também apoia a atividade dos meios de comunicação e de organizações locais de defesa da imprensa ou da liberdade de informação.
Destinado a contribuir para a manutenção ou o restabelecimento de suas capacidades operacionais em caso de problemas (pilhagens, vandalismo, etc.), este apoio pode também servir para o fortalecimento e o desenvolvimento das seguintes competências:
  • permitir a realização de formações de seus membros,
  • apoiar campanhas e ações de sensibilização sobre a liberdade de imprensa e a proteção de seus atores,
  • etc.
A resposta aos pedidos de acompanhamento e de fortalecimento das capacidades de atuação, ao necessitar uma análise e um trabalho preparatório mais elaborados, será mais demorada do que aos pedidos de apoio provenientes de veículos ou organizações vítimas de vandalismo ou de ataques.
RSF poderá abrir pontualmente convocatórias dedicadas a temáticas específicas, em função da atualidade e das prioridades de ação da organização.
SOLICITAR O APOIO DE REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS
Os pedidos de apoio individual, assim como de organizações ou veículos de comunicação, devem ser enviados para:
Reporters sans frontières
Bureau Assistance
CS 90247
75083 Paris Cedex 02
France
E-mail : assistance@rsf.org et assistance2@rsf.org
Tél : +33 144 836 056 ou +33 144 838 466
Por favor, envie seus pedidos individuais prioritariamente a assistance2@rsf.org. Já os pedidos de apoio para organizações ou veículos de comunicação devem ser enviados a assistance@rsf.org.


Fonte: RSF-REP"RTERES SEM FRONTEIRAS

Comunicar erro
UNIFLOR

Comentários

HBL
Link112