SISMA-MT
ESPIA AQUI CURSOS

Associação de Psicologia é criada no Estado de Mato Grosso

Por Da Redação com informações ASSPSIMT em 16/09/2021 às 13:08:27
assessoria

assessoria

Criada em 1962 pela Lei 4.119/62, prestes a completar 60 anos de sua regulamentação como profissão no Brasil, o Estado de Mato Grosso tem a fundação da Associação de Psicologia do Estado de Mato Grosso.

A criação da Associação de Psicologia do Estado de Mato Grosso (ASSPSIMT) foi um dos marcos na institucionalização da Psicologia no Estado de Mato Grosso.

FUNDAÇÃO

Fundada em 27 de agosto de 2021, com o objetivo de abrigar desde seus primeiros encontros com pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da Psicologia, interessados no desenvolvimento científico, técnico e cultural da Psicologia, promovendo a cooperação entre pesquisadores e estudantes, defendendo os direitos e interesses dos associados e colaborar para o fortalecimento com o Conselho Regional de Psicologia do Estado de Mato Grosso e Conselho Federal de Psicologia.

Com a Diretoria Executiva Eleita e presidida pelo psicólogo Otávio Caldas, a projeção da Associação de Psicologia do Estado de Mato Grosso é a de congregar todos os psicólogos, professores e estudantes de Psicologia, promovendo eventos como palestras e oficinas para estudantes e profissionais, além de convênios para beneficiar os associados.

A primeira assembleia geral, ocorreu no dia 27 de agosto deste ano, no Dia do Psicólogo, com a presença de muitos profissionais da Psicologia do Estado de Mato Grosso.

DIRETORIA

Surgido a partir da união de mais de 200 psicólogos, na assembleia geral foi aprovado o estatuto social e realizado a eleição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Sendo composta pelas psicólogas e psicólogos: Presidente Otávio Caldas, Vice-presidente Vânia Couto, Secretário Geral Leonço Costa, Primeira Secretária Rosemeire Diniz, Segunda Secretária Sandra Burginski, Primeira Tesoureira Ligia Rocha, Segunda Tesoureira Analinda Siqueira e os membros do Conselho Fiscal os psicólogos: Robson Bertapelli, Washington Soares e Júlio Nunes.


OBJETIVO

A atual gestão da ASSPSIMT declarou como um dos seus principais objetivos para os próximos quatro anos, a divulgação para a comunidade do trabalho do psicólogo.

PRIORIDADE

Outra prioridade é buscar sensibilizar gestores de políticas públicas sobre o potencial da Psicologia para o enfrentamento de questões sociais contemporâneas complexas, que exigem compreensão de princípios psicológicos e tratamento multidisciplinar, a exemplo das relacionadas com desenvolvimento sustentável, assistência social, educação e saúde.

A entidade é importante, pois terá como foco representar todas as psicólogas e psicólogos em questões importantes nas áreas de abrangência da Psicologia, em todo o Estado de Mato Grosso.

Nota da Redação:

A associação é de extrema importância para a sociedade em tempos atuais, com o advento da pandemia de covid-19, sabemos do aumento de casos ligados a problemas psicológicos e emocionais como a depressão (devido ao distanciamento social) nas mais variadas camadas sociais e idades, no desequilíbrio emocional relativo não só a mudanças devido a pandemia mas também as relações sociais e trabalhistas, devido ao desemprego e fatores econômicos.

A sociedade mais do que nunca necessita de cuidados emocionais, psicológicos que se refletem no seu corpo físico e podem ser atenuados com o auxílio e expertise desses profissionais cujo ofício é o acolhimento, a humanização, a recuperação mental.

No mês de setembro dedicado à saúde mental onde debatemos temas como o suicídio (setembro amarelo), a que se valorizar cada profissional que desempenha a função de auxílio ao cidadão na busca por sua saúde de forma integral.

O site Espia Aqui estará sempre à disposição desses profissionais de saúde e dos demais, na busca por valorização, união e resistência para o cuidado e salvamento de vidas, pois sem o equilíbrio necessário para viver não somos nada além de uma casca oca, devido aos nossos medos, ansiedade, pânico, depressão.

A esses valorosos profissionais a nossa gratidão!

Fonte: espiaaqui

Comunicar erro
UNIFLOR

Comentários

HBL
Link112