O filho caçula do príncipe William e de Catherine, duquesa de Cambridge, despertou atenção na internet por sua reação à exibição da Força Aérea britânica. Com 4 anos recém-completados, o menino levou as mãos aos ouvidos para tentar abafar o barulho dos jatos, fazendo caretas que contrastam com a expressão solene da bisavó.
As atividades oficiais desta manhã se encerraram com a tradicional aparição da família real na sacada do Palácio de Buckingham para assistir à exibição da Força Aérea Real e a uma salva de tiros. De óculos escuros, a rainha Elizabeth II esteve ao lado de cerca de 20 parentes próximos, entre eles os três primeiros na linha sucessória para o trono: seu primogênito, o príncipe Charles, o príncipe William e o príncipe Louis.
Definiu-se com antecedência que apenas os integrantes ativos da família real estariam na varanda, o que exclui um dos filhos da rainha, o príncipe Andrew, e seu neto, o príncipe Harry, e sua esposa Meghan. Andrew renunciou após um processo civil de agressão sexual nos EUA. Já Harry e Meghan se renunciaram seus papéis reais e hoje moram nos EUA. O temor, segundo os tablóides, era que a presença do trio ofuscasse as celebrações.
Ainda não há uma estimativa de público, mas as imagens aéreas da Trafalgar Square e seus arredores mostram que os britânicos compareceram em massa às celebrações que começaram nesta quinta-feira, mais um sinal da popularidade da monarca.
Os festejos oficiais serão retomados às 21h25 (17h25 no Brasil), quando a família real voltará à sacada para ver a chamada Árvore das Árvores, símbolo de unidade, ser acesa em uma cerimônia especial. Mais de 1,5 mil faróis também serão iluminados simultaneamente pelo mundo.
Um dos maiores e mais esperados eventos da comemoração dos 70 anos de coroação ocorre neste sábado, o concerto Platinum Party at the Palace (Festa do Jubileu de Platina no Palácio). Artistas como Queen + Adam Lambert e Diana Ross estão entre os convidados que se apresentarão em homenagem à monarca, em um dos três palcos montados em frente ao Palácio de Buckingham.
Mesmo dos bastidores, Meghan, a duquesa de Sussex, e o príncipe Harry estiveram presentes nas cerimônias desta manhã. Foi a primeira aparição da dupla em um evento oficial da Coroa desde 2020, quando anunciaram seu afastamento das obrigações reais e causando uma crise na monarquia que se aprofundou nos meses seguintes, quando acusaram parentes de bullying e racismo.
Com um vestido azul marinho e chapéu, Meghan foi fotografada em uma das janelas do Palácio de Buckingham ao lado de outros integrantes da família real. Ela interagia com Isla e Savannah Philips e Lena Tindall, netas da princesa Anne e bisnetas da rainha. Em outro momento, ao lado de Harry, foi clicada conversando com o príncipe Edward, duque de Kent.
O casal, contudo, não esteve presente na sacada do palácio, honra que foi reservada exclusivamente para integrantes ativos da monarquia.
Fonte: IG MundoFonte: gespnews