Folha de S.Paulo processa Perplexity por uso não autorizado de conteúdo jornalístico

Ago 25, 2026 - 06:22
Atualizado: 14 horas ago
0
Folha de S.Paulo processa Perplexity por uso não autorizado de conteúdo jornalístico

Da Redação

A Folha de S.Paulo acionou a Justiça contra a plataforma Perplexity, exigindo o fim da coleta não autorizada de seus conteúdos. O processo foi registrado em São Paulo e pede indenização pelo uso inadequado de matérias no treinamento de modelos de inteligência artificial.

Acesso a conteúdo exclusivo

A Folha aponta que a Perplexity distribui conteúdos destinados a assinantes pagantes sem autorização prévia. A plataforma utiliza mecanismos próprios para contornar as proteções técnicas implementadas pelo jornal. O veículo registrou centenas de milhares de acessos indevidos ao seu material protegido.

Decisão judicial e prazos

O juiz determinou que a Perplexity se manifeste em até 72 horas sobre a acusação. Caso haja eventual ordem de bloqueio descumprida, a empresa enfrentará multa diária. O jornal também solicita a destruição dos modelos de IA que utilizaram material protegido.

Violações alegadas e negociações

A ação se fundamenta em três tipos de violação: concorrência desleal, infração do paywall e violação de direitos autorais. A Folha tentou negociar um acordo de licenciamento com a Perplexity, similar ao estabelecido com OpenAI e Google.

A Perplexity ignorou a proposta de negociação do jornal. Este processo integra um conflito maior entre empresas de IA e organizações de mídia sobre o uso de conteúdo protegido para treinamento e geração de respostas.

Fonte: Olhar Digital


Radar364 – O Seu Portal de Notícias de Rondonópolis e Região.

The post Folha de S.Paulo processa Perplexity por uso não autorizado de conteúdo jornalístico appeared first on Radar 364.

Qual é a sua reação?

Curtir Curtir 0
Não gostar Não gostar 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Uau Uau 0
Triste Triste 0
Bravo Bravo 0

Comentários (0)

User