“Acho muito estranho”, diz Wanderley sobre operação do Gaeco em VG
Cerqueira questiona foco das buscas e cita denúncias contra a Prefeitura, mas não detalha os casos mencionados
O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Wanderley Cerqueira (MDB), afirmou que considera estranha a Operação Cathedra Venalis, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) nesta terça-feira (20). O parlamentar questionou o direcionamento da investigação, que apura suspeitas de compra de votos e corrupção na eleição da Mesa Diretora do Legislativo municipal.
O parlamentar afirmou que sua residência não foi alvo de buscas e disse estranhar a operação diante de denúncias que, segundo ele, envolvem a administração municipal.
“Não teve operação na minha casa, eu desconheço a operação e acho muito estranho. Mais de 30 denúncias da prefeita e na busca na Câmara não veio. Eu não entendi os fatos e acho muito estranho essa operação. Eu acredito que tem mais de 50 denúncias contra a Prefeitura e a denúncia na Câmara”, declarou.
O vereador, porém, não apresentou detalhes sobre as mais de 50 denúncias citadas nem informou quais delas teriam sido formalmente encaminhadas aos órgãos de investigação.
A Operação Cathedra Venalis tem como alvos 13 vereadores de Várzea Grande e dois parlamentares de Cuiabá. Ao todo, foram expedidos 30 mandados de busca e apreensão em endereços nos dois municípios e em Chapada dos Guimarães. A apuração busca reunir provas sobre possíveis irregularidades nas articulações para a escolha do comando da Câmara de Várzea Grande.
O secretário jurídico do Legislativo municipal, Charles Caetano Rosa, afirmou que o cumprimento de mandados ocorre por determinação judicial e não representa, por si só, comprovação de irregularidades.
“A busca é normal, a busca é feita onde há determinação judicial. A partir daí, dizer que é alguma irregularidade, isso a Justiça vai dizer depois”, afirmou.
Wanderley foi eleito presidente da Câmara em 14 de maio, após uma disputa acirrada com Lucas do Chapéu do Sol (PL). A chapa do emedebista recebeu 12 votos, contra 11 da oposição.
A eleição foi posteriormente anulada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão da antecipação do pleito. A escolha da Mesa Diretora para o biênio 2027/2028 ainda precisa ser refeita.
A investigação do Gaeco continua em andamento. O cumprimento dos mandados não significa que os vereadores investigados tenham cometido crimes.
Fonte: MT +
Qual é a sua reação?
Curtir
0
Não gostar
0
Amor
0
Engraçado
0
Uau
0
Triste
0
Bravo
0





Comentários (0)