Juiz Eleitoral destaca facilidade do segundo turno em Lucas do Rio Verde e reforça regras para domingo, de Votação
O segundo turno das eleições em Mato Grosso tende a ser mais ágil e fluido para o eleitor, impulsionado pela presença de apenas dois candidatos na disputa. A avaliação foi feita pelo juiz Fábio Petengill, titular da 21ª Zona Eleitoral, com sede em Lucas do Rio Verde.
Segundo o magistrado, a expectativa em relação ao tempo de votação e à redução de filas é bastante positiva, uma vez que a concentração de esforços em uma única candidatura simplifica a logística. “É uma disputa mais difundida, que as pessoas já estão mais acostumadas, o que torna o processo muito mais célere e rápido de coordenar”, destacou.
Manutenção das Regras e Proibições
Apesar da agilidade, o juiz eleitoral reforça que as regras do primeiro turno continuam valendo integralmente.
Redução de Propaganda: Com menos candidatos, há uma diminuição natural na circulação de material de campanha e na poluição visual.
Manifestação Individual e Silenciosa: No dia da eleição, o eleitor tem o direito de manifestar sua preferência política, mas de forma estritamente individual e silenciosa.
Proibições: Continua terminantemente proibida a aglomeração de pessoas com bandeiras, adesivos, camisas padronizadas ou caixas de som nas proximidades dos locais de votação. O consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos públicos também segue restrito conforme diretrizes de segurança pública e portarias específicas.
“Tivemos algumas situações no primeiro turno em que pessoas tentaram extrapolar essa conduta com bandeiras, banners e som na frente dos locais de votação, e foi necessário agir. Essas restrições seguem presentes e rigorosas para garantir a lisura do pleito”, advertiu o Dr. Fábio Petengill.
Quem Pode Votar e Justificativa de Ausência
O eleitor que não votou no primeiro turno pode e deve votar no segundo turno, desde que esteja com a situação regularizada na Justiça Eleitoral.
Cadastro Eleitoral: O cadastro de eleitores permanece fechado para novas inscrições ou regularizações até o fim do período eleitoral; votam aqueles que já constavam aptos na lista oficial.
Quem Faltou no 1º Turno O eleitor que faltou e não justificou a ausência anterior possui um registro de falta pendente, mas isso não o impede de exercer o voto no segundo turno. No entanto, a ausência injustificada gera pendências financeiras e cadastrais que precisam ser resolvidas posteriormente.
Obrigatoriedade: O voto no Brasil é obrigatório para os cidadãos entre 18 e 70 anos. A falta não justificada acarreta multa eleitoral e sanções administrativas, como restrições para emissão de passaporte, CPF, participação em concursos públicos e obtenção de empréstimos em bancos oficiais.
Estrutura e Segurança Reforçadas
A Justiça Eleitoral e as forças de segurança pública estruturaram um esquema robusto para o domingo de eleições em Mato Grosso. Todas as urnas eletrônicas já passaram por testes, auditorias de carga e lacração. Cerca de 800 mesários e colaboradores foram convocados e treinados para atuar na 21ª Zona Eleitoral.
“A importância do dia 25 é a lisura do processo. Ficou amplamente demonstrado no primeiro turno que a instituição e as urnas eletrônicas são totalmente seguras e confiáveis; a influência do resultado depende exclusivamente da vontade soberana do eleitor”, concluiu o magistrado.
Fonte: Cenário MT
Qual é a sua reação?
Curtir
0
Não gostar
0
Amor
0
Engraçado
0
Uau
0
Triste
0
Bravo
0





Comentários (0)