“Eu nunca tive o controle da Câmara”, diz Abilio após vitória de Ilde

Brunini afirma que escolha da nova Mesa ocorreu sem interferência do Executivo
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou na terça-feira (6) que nunca teve o controle da Câmara Municipal e disse que a eleição de Ilde Taques (Podemos) para a Presidência da Casa demonstra a independência dos vereadores.
Ilde foi eleito por unanimidade, com os 27 votos do Parlamento cuiabano, para comandar o Legislativo no biênio 2027–2028. Única registrada, a chapa chegou à votação sem adversários.
Questionado durante coletiva de imprensa sobre se o resultado representaria uma perda de influência do Palácio Alencastro sobre a base governista, Abilio rejeitou essa interpretação.
“Eu nunca tive o controle da Câmara, isso é bom deixar claro. Se eu tivesse o controle da Câmara, não seria dessa forma que teria os resultados. Eu acredito que a forma que os vereadores encontraram, madura, de se posicionar, tem mais a ver com eles mesmos”, declarou.
O prefeito afirmou que os vereadores têm autonomia para definir os rumos do Legislativo e que a escolha da nova Mesa Diretora ocorreu a partir de articulações entre os próprios parlamentares.
“Isso só demonstra que eles têm maturidade, isso só demonstra que os vereadores possuem maturidade política de saber reconhecer a vitória do outro. A forma acho que mais correta de reconhecer a vitória do outro é, em vez de ficar fazendo briga ou coisa e tal, é reconhecer o trabalho e a vitória do outro. Então, parabéns ao Ilde pela vitória que ele conseguiu”, afirmou.
Abilio também minimizou possíveis reflexos da mudança no comando da Câmara sobre a tramitação de projetos do Executivo, especialmente matérias econômicas e orçamentárias, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Segundo o prefeito, a votação de propostas em regime de urgência depende de requerimentos apresentados e assinados pelos próprios vereadores, independentemente de quem esteja na Presidência.
Ilde Taques assumirá a Presidência da Câmara em janeiro de 2027 e sucederá Paula Calil (PL), que comandou a Casa durante o atual biênio.
Veja vídeo
Qual é a sua reação?
Curtir
0
Não gostar
0
Amor
0
Engraçado
0
Uau
0
Triste
0
Bravo
0




Comentários (0)